Citroën C3 X, o SUV cupê da francesa

Citroën C3 X, o SUV cupê rivaliza com os já firmados no mercado brasileiro Fiat Fastback e Jeep Compass. Tecnologia, design, motorização, serão os assuntos desse artigo.

Citroën C3 X: o nascimento de um SUV cupê

A Citroën está aquecendo os motores para lançar um novo modelo que promete apimentar o mercado automotivo brasileiro: o Citroën C3 X. Inspirado no sucesso do C3 e do C3 Aircross, este SUV cupê chega em 2024 para conquistar morde uma fatia do mercado diante de seu concorrente. Além de tentar laçar os corações dos motoristas que buscam um carro estiloso, tecnológico e com bom espaço interno.

Um projeto ambicioso: a família C-Cubed se completa

O C3 X se junta à família C-Cubed, uma gama de modelos acessíveis e desenvolvidos para mercados como Brasil e Índia. A jornada teve inicio com o C3 em 2022, seguiu com o C3 Aircross em 2023 e agora culmina com o C3 X, previsto para que seu lançamento ocorra no segundo semestre de 2024.

Desvendando o C3 X: design, interior e motorização

Inspirado nos irmãos C4 X e C5 X (comercializados no mercado Europeu), o C3 X ostenta um design arrojado e futurista. A carroceria de estilo SUV cupê chama a atenção com suas linhas musculosas e caimento acentuado do teto. O interior, por sua vez, oferece conforto e praticidade, com espaço interno para até cinco passageiros e um porta-malas espaçoso.

Sob o capô, o C3 X deve herdar o potente motor 1.0 Turbo de até 130 cv e 20.4 kgfm de torque, o mesmo do C3 Aircross e dos primos Fiat Pulse e Fastback. A transmissão automática CVT de sete marchas garante uma dirigibilidade suave e eficiente e zero preocupação com o cambio.

Posicionamento estratégico: rivalizando com gigantes

Dentro da Citroen, o C3 X se posiciona entre o C3 e o C3 Aircross, com propostas diferentes é claro. Já diante dos seus concorrente, mesmo que seja do mesmo grupo (Stellantis), rivalizará com o Fiat Fastback e o Jeep Compass, tanto na categoria, quanto nos preços. A produção será centralizada na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ), ao lado dos demais modelos da Citroën.

Detalhes empolgantes: flagras revelam mais sobre o C3 X

Flagras recentes revelaram detalhes do novo cupê da francesa. O interior, fotografado na Índia, apresenta um design similar ao do C3 Aircross, com painel de instrumentos digital, volante de três raios e bancos confortáveis. Já é de se esperar que o novo modelo irá ter diversos itens vindo de outros do mesmo grupo. Isso faz parte da estratégia de qualquer fabricante, barateando o custo de produção de peças e maximizando os lucros. Já a carroceria, vista em testes no Brasil, confirma o estilo cupê com caimento acentuado do teto.

O C3 X tem futuro promissor no Brasil?

O Citroën C3 X se apresenta como uma promessa com uma missão difícil no mercado brasileiro. Sem sombra de duvidas, o modelo trás um designer no mínimo bonito, pelo menos eu acho, mas boniteza é relevante. O fato é, por mais que as fabricantes francesas ao longo dos anos vem melhorando seus produtos, ainda tem consumidor que fica com o pé atrás. E apesar de achar que hoje são veículos muito bons, o C3 X tem pela frente o Fiat Fastback e o consagrado Jeep Compass, que apesar de todos os problemas, sempre esta no topo de vendas na sua categoria.

Com design é inovador, a tecnologia é ponta, motorização eficiente e preço competitivo, o C3 X tem tudo para conquistar os motoristas que buscam um carro completo e versátil. Mas o pareô é duro com os concorrentes que já tem uma fatia do mercado, e quem sai por ultimo sempre tem a desvantagem nesse jogo.

Veja também: Toyota Yaris Cross no Brasil

2 comentários em “Citroën C3 X, o SUV cupê da francesa”

  1. Pingback: Sabia que quase tivemos um Voyage G2 "Bolinha"? - InfoGarage

  2. Pingback: O gigante Hyundai Tucson de cara nova - InfoGarage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima