As novas Triumph Speed 400 e Scrambler 400X trazem o estilo, desempenho e qualidade da marca britânica a um preço acessível, com produção nacional e tecnologia de ponta. Vamos falar um pouco dos modelos britânicos já vendidos aqui no Brasil.
Triumph 400: Mais uma excelente opção para o consumidor brasileiro
A Triumph Motorcycles abre um novo capítulo em sua história no Brasil com o lançamento das Triumph Speed 400 e Scrambler 400X. Produzidas na fábrica da Triumph em Manaus, recém inaugurada. Os modelos representam uma tentativa de democratização de acesso à marca britânica, oferecendo estilo, desempenho e tecnologia de ponta, e principalmente um preço competitivo.
Desempenho e diferença entre os modelos
Motor
As Triumph 400 são equipadas com um motor bicilíndrico de 399cc que gera 38,7 cavalos de potência e 37 Nm de torque, proporcionando uma boa diversão e segurança em casos de ultrapassagem. Ambas no estilo vintage esbanja elegância, porém o modelo Speed 400 é uma excelente opção para trafegar em nossas ruas e estradas. Já a Scrambler 400X é mais indicada aos aventureiros, apesar de não ter muita diferença entre elas, a Scrambler calça pneus mais adequados.
Pneus e suspensão
A Speed usa nos pneus dianteiro 110/70 R17 e no pneu traseiro 150/60 R17, já sua irmã Scrambler usa pneu dianteiro 100/90-19 e na traseira 140/80-17. As diferenças não ficam somente aos pneus e rodas, a suspensão são as mesmas, porém com calibragem diferente entre um modelo e outro. Na dianteira a suspensão dianteira usa garfos invertidos Big Piston de 43 mm. 140 mm de curso da roda no modelo Speed, já na Scrambler, o curso da roda é configurado para 150 mm. Já o conjunto traseiro a suspensão é uma RSU monoshock a gás com reserva externa e ajuste de pré-carga. 130 mm de curso da roda para o modelo Speed e 150 mm no modelo Scambler.
Peso e dimensão
Característica | Speed 400 | Scrambler 400X | Diferença |
Comprimento Total | 2.110 mm | 2.190 mm | 80 mm |
Largura Total | 785 mm | 825 mm | 40 mm |
Altura Total | 1.080 mm | 1.125 mm | 45 mm |
Distância entre Eixos | 1.405 mm | 1.435 mm | 30 mm |
Altura do Assento | 830 mm | 860 mm | 30 mm |
Distância do Solo | 170 mm | 225 mm | 55 mm |
Já a diferença de peso com todos fluídos incluso é de 170 kg da Speed e de 179 kg para o modelo Scrambler, uma diferença de 9 kg.
Tecnologia de ponta e segurança inigualável
Ambas as motocicletas contam com tecnologia de ponta que garante segurança e controle ao piloto. O sistema ABS de freios impede o travamento das rodas em frenagens bruscas, enquanto o controle de tração evita derrapagens em pisos escorregadios. A Speed 400 ainda possui suspensões invertidas na dianteira, que proporcionam maior precisão e estabilidade em alta velocidade.
Fabricação nacional com qualidade internacional
A produção nacional das Triumph 400 garante a qualidade e confiabilidade da marca, com os mesmos rigorosos processos de fabricação utilizados nas unidades globais. Além disso, a produção local facilita o acesso a peças de reposição e serviços de manutenção, reduzindo custos e otimizando a experiência do cliente.
Com um preço inicial de R$ 29.990 para a Speed 400 e R$ 33.990 para a Scrambler 400X, as Triumph 400 tornam o sonho de ter uma moto premium mais acessível para os motociclistas brasileiros. A estratégia da Triumph visa conquistar novos clientes e expandir sua participação no mercado nacional, que vem crescendo significativamente nos últimos anos.
Detalhes Adicionais sobre as Triumph 400:
- Motor: Bicilíndrico de 399cc
- Potência: 38,7 cavalos de potência
- Torque: 37 Nm
- Transmissão: Manual de seis velocidades
- Freios: Disco duplo na dianteira e disco simples na traseira (ABS de série)
- Suspensão: Garfo telescópico na dianteira (invertida na Speed 400) e monoamortecedor na traseira
- Capacidade do tanque: 14 litros
- Cores: Preto, Branco e Vermelho
Conclusão:
As Triumph Speed 400 e Scrambler 400X representam um marco importante para a Triumph Motorcycles e para o mercado de motocicletas brasileiro. Com estilo, desempenho, tecnologia de ponta, produção nacional e preço acessível, as Triumph 400 democratizam o acesso à icônica marca britânica e abrem caminho para uma nova geração de motociclistas apaixonados. A estratégia adotada da fabricante britânica, em minha opinião foi assertiva, uma vez que tem em mente popularizar e angariar clientes fieis a marca. Ao adquirir uma Triumph, os novos donos devem estar cientes de que, por ser uma marca premium, os custos de manutenção e peças serão mais altos.
Disclaimer:
Este artigo foi escrito com base em informações disponíveis no site da Triumph Motorcycles Brasil e em outros sites especializados em motocicletas, e não pretende infringir direitos autorais ou prejudicar a reputação da empresa. Todas as informações são fornecidas apenas para fins informativos e não devem ser consideradas como conselhos técnicos ou profissionais.
Veja também:
Uma moto chamada PM-03, e é Peugeot